Você da oi para estranhos?

Maryana com Y - Avatar

Maryana com Y 🏳️‍🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”

Vim palestrar em São Luís, e recebi de presente da união divina, dois encontros que me lembraram por que sair da bolha é progredir e não apenas de agenda e networking.

Conheci a Gisele, professora, arquiteta e futura engenheira que me trouxe uma lente nova para a vida, conheci sobre a “Neuro arquitetura” que ligou minha curiosidade em como estamos evoluindo como espécie, trazendo mais conforto com base no espaço em que moramos e convivemos. Gisele como uma exímia professora, despertou em mim também a vontade de fazer um mestrado e defender, com ainda mais profundidade, uma tese que eu carrego há anos: humor não é piada, humor é sensação de bem-estar. Obrigada por abrir o sorriso pra gente Gisele, foi muito rico trocar ideia, conselhos e risadas com você.

No mesmo dia chegando no hotel, conheci a Mari, atleta de jiu jitsu, alma direta, consciente, fiel a quem é, tivemos a sorte de termos Lucas Silveira como amigo em comum, o que abriu uma intimidade imediata. Aprendi com a Mari que não devemos romantizar o  tempo, o tempo que existe é o agora e ela também me fez entender sobre a importância de ser fiel a si mesma, Resultado: estou seriamente cogitando subir num tatame e testar uma aula de jiu rsrsrsrs Me converteu para seita.

A ironia é clara aqui, é indiscutível que evoluímos em grupo, mas tentamos viver como ilha, nos afastamos cada vez mais das festas, almoços, churrascos … toda tecnologia que traz tudo na nossa porta, traz uma falsa sensação de autonomia absoluta.

Não perguntamos mais se o vizinho tem açúcar, pedimos pelo app, acredito que buscamos esse efeito solitário pois as relações geram atrito, desconforto de quem somos algumas vezes. Só que é justamente no encontro, na fricção e no improviso que a gente cresce de verdade, enquanto evitarmos o outro, aprofundamos a pandemia da solidão.

E isso não é coisa do Maryana achismos university, Os Estados Unidos reconheceram a solidão como uma epidemia em 2023 e a OMS classificou o problema como uma ameaça à saúde pública global.

O Reino Unido criou uma secretaria para a solidão em 2018, enquanto o Japão nomeou um ministro para o tema em 2021, ambos para combater a crescente epidemia de solidão que se intensificou com a pandemia de COVID-19. No Japão, o problema se manifesta em parte pelo fenômeno dos hikikomori (jovens reclusos) e um aumento nos s-icídi%s, levando a ações como centros de apoio e ajuda financeira para reintegração social

O mundo não acontece só com quem já faz parte da nossa zona segura, ele também acontece com quem a gente ainda nem imaginava cruzar e aí fica aqui uma reflexão direta: você ainda se permite conhecer pessoas novas com curiosidade real ou está confortável demais para ser atravessado pelo inesperado?

Com humor,
Mary

Posts relacionados

voce-parou-de-rir

Deixamos de rir perto dos 23 anos

Sério! Você leu certo, 23 anos! Quando os primeiros boletos começam a chegar, que a gente começa correr atrás de “ser importante”, eficiente e deixamos de olhar pra diversão e vida leve. Interessante pois, nessa fase, buscamos copiar e quais são os modelos de adultos de sucesso bem humorados?

Leia mais »

Porque ainda “endeusamos” o babaca com resultados?

“Ele não era um cara legal mas era genial”, ouvi isso agora do Kevin O´leary um sharl americano no podcast The diary of a ceo falando sobre o Steve Jobs e isso mexeu comigo, pois prezo pela sensação de bem-estar na vida e no trabalho. Relacionei que isso acontece o tempo todo em todo lugar até hoje, já reparou que ainda temos muito líderes que tratam as pessoas de qualquer jeito, são irônicos, arrogantes e ainda sim se mantém no cargo?

Leia mais »