Cansei dos melhores

Maryana com Y

Maryana com Y 🏳️‍🌈
Especialista em Bom humor e Felicidade | Linkedin Creator | TEDx Speaker | Palestrante e treinadora | Coautora do Best Seller "SOFT SKILLS"e “BALANCED SKILLS”

Em terra de guru, quem tem opinião é .. é o que quiser na verdade. Navegando pelas redes, percebo que somos constantemente bombardeados pela ideia de que devemos ser os melhores. Essa mentalidade, amplamente promovida por líderes vazios e com ar “messiânico”, que se sentem como o “salvador”, sinto que está invadindo também as ações culturais corporativas, podendo gerar uma pressão enorme sobre indivíduos e líderes. No entanto, e se parássemos para refletir sobre essa busca incessante por ser o “melhor DO mundo” e focamos em ser o “melhor PARA o mundo”? ( referência do livro o BUDA e o CARA)

Uma Nova Perspectiva

A liderança não precisa ser sinônimo de ser o melhor em todas as áreas. Um líder eficaz deve entender suas próprias limitações e utilizar suas habilidades para impactar determinadas pessoas ao seu redor. Líderes como Simon Sinek, em seu livro “Comece pelo porquê”, defendem que o verdadeiro sucesso não está em ser o número um, mas em entender o propósito e a missão que orientam suas ações. Ser um líder implica em inspirar e capacitar sua equipe, criando um ambiente onde todos construam juntos e se sintam tão importantes quante quem lidera.

Impacto Positivo x Competitivo

A ideia de ser o “melhor” implica em uma competição contínua, que muitas vezes leva a um estresse desnecessário e a uma mentalidade de escassez. Professor Adam Grant, em “Dar e Receber“, argumenta que o sucesso sustentável vem de criar redes de apoio e colaboração, em vez de focar apenas na autopromoção. Essa perspectiva nos convida a reconsiderar nossa abordagem, enfatizando que ser melhor para o mundo envolve compartilhar conhecimentos, empoderar outras pessoas e

Status não evolui ninguém e nem paga boleto

A busca desenvolvida pelo status de “melhor” também pode criar ambientes homogêneos, onde apenas uma visão é valorizada. No entanto, cada indivíduo tem habilidades únicas que podem agregar valor de maneiras diferentes. A diversidade em equipes, conforme discutido no trabalho de Katherine W. Phillips em “How Diversity Makes Us Smarter“, enriquece a tomada de decisão e leva a inovações. Ser o melhor para o mundo exige um espaço onde diversas vozes e perspectivas são envolvidadas e respeitadas

Ou seja

Cansei dos melhores. Uma verdadeira liderança reside em ser o melhor para o mundo, focando em impactar positivamente a vida das pessoas ao nosso redor e construindo um legado que transcende as métricas tradicionais de sucesso. A mudança de paradigma é essencial: ao invés de lutarmos apenas para sermos os melhores, recomendamos nos comprometer em fazer a diferença. Ao final do dia, é essa diferença que criará um mundo melhor com menos gente chata.

com Humor,

Mary

Posts relacionados

voce-parou-de-rir

Deixamos de rir perto dos 23 anos

Sério! Você leu certo, 23 anos! Quando os primeiros boletos começam a chegar, que a gente começa correr atrás de “ser importante”, eficiente e deixamos de olhar pra diversão e vida leve. Interessante pois, nessa fase, buscamos copiar e quais são os modelos de adultos de sucesso bem humorados?

Leia mais »
No fim do expediente, o que fica em você

No fim do expediente, o que fica em você?

Na sociedade do cansaço, intensamente conectado é comum nos depararmos com a sensação de vazio no peito. Essa experiência, muitas vezes interpretada como um sentimento de desmotivação ou falta de propósito, pode ser explicada através da neurociência, pois os neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são responsáveis por regular o humor, com os níveis baixos desses químicos podem levar a sentimentos de tristeza e vazio.

Leia mais »
Piada não é neutra o caso Léo Lins e o papel do humor nas empresas

Piada não é neutra: o caso Léo Lins e o papel do humor no trabalho

Na sociedade do cansaço, intensamente conectado é comum nos depararmos com a sensação de vazio no peito. Essa experiência, muitas vezes interpretada como um sentimento de desmotivação ou falta de propósito, pode ser explicada através da neurociência, pois os neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são responsáveis por regular o humor, com os níveis baixos desses químicos podem levar a sentimentos de tristeza e vazio.

Leia mais »